Maddy Perez: A Falsa Autoconfiança
Sobre a Imagem da confiança mas o falso sentimento de realmente confiar em si mesma, baseado na personagem Maddy Perez
Recentemente postei um texto falando sobre uma das personagens da série Euphoria e coloquei algumas pautas pessoais. Gosto muito dessa série, apesar de reconhecer certos erros de roteiro, mas gostei de produzir o texto anterior, então quem sabe isso não vira uma espécie de série sobre “Analise de personagens de Euphoria”, o que acham? ks
*Aqui está o texto para quem quiser ler antes desse*
Síndrome da Lexi Howard: Os Eternos Observadores.
“Eu sinto que vivi a maior parte da minha vida na minha imaginação” -Lexi Howard
Enfim…
Maddy Perez é com certeza a personagem mais famosa da série, principalmente por sua fama nas redes, por seus looks icônicos, sua trama mais em foco na segunda temporada e sua atitude confiante. A personagem é interpretada por Alexa Demie, de forma incrível e que com certeza carrega a personagem com muita essência.
A Maddy, diferente de outras personagens, não possui problemas de infância ou familiares que sejam muito agravantes, na verdade seus problemas estão acontecendo mais ao decorrer da série. Desde a infância ela agia com um certo ar superior, observando o trabalho de sua mãe para mulheres ricas e de elite e enxergando como gostaria de estar na verdade em uma posição semelhante a elas, enxergando como ela poderia conquistar pessoas com sua autoconfiança, usando disso ao seu favor em competições de beleza e outros prazeres pessoais. Apesar de seus pais terem se divorciado e terem uma relação meio conturbada, isso não parece agravar tanto seu psicológico. No entanto seus problemas acontecem dentro dos episódios.
Diferente da Lexi, da Rue, da Kat, etc… os problemas da Maddy acontecem quando ela conhece o Nate dentro do decorrer da série. É possível que a instabilidade da relação deles também tenha haver com a relação dos pais da Maddy, mas acho que seria uma porcentagem pouco significativa, até porque o grande problema dessa relação é a forma como o Nate é instável e abusivo e como a Maddy aceita esse tipo de comportamento.
Você me faz mal, mas eu não sei viver sem isso - Maddy Perez
Todos, pelos menos nas redes sociais e nas edits pareciam mostrar a Maddy como confiante e durona… mas como que uma pessoa que se ama aceitaria esse tipo de comportamento contra ela mesma? E é aí que chegamos…
Desde o início da relação o Nate demonstra uma espécie de estado de posse, olha para ela como um objeto que deve ser moldado e que deve ser unicamente dele, além das inúmeras cenas onde os dois fazem joguinhos de ciúme ou provocam o outro propositalmente. Na segunda temporada isso só piora quando ele começa a realmente violentá-la (Assunto sensível !!). A forma como desde o início eles criam essa espécie de necessidade um pelo outro faz com que reforce ainda mais os atos violentos dele e que ela se sinta impotente sobre ele, e que continue amando ele ainda, mesmo com tudo o que fez.
A verdade é que a Maddy realmente precisa dele, precisa de suas afirmações, de se sentir no poder, de se sentir desejada, ela quer ser reafirmada e se sentir especial, porque no fundo ela não é confiante. Existe aquela famosa frase:
Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos - As Vantagens de Ser Invisível
Uma pessoa que se ama, que é confiante e que respeita a si mesma não aceitaria esse tipo de amor abusivo, dependente, tóxico e ao mesmo tempo não agiria de forma tão ciumenta, agressiva e com tantas chantagens envolvidas. A verdade é que a Maddy construiu essa proteção, construiu essa imagem forte mas que por dentro é muito frágil, e apesar de isso ter ajudado ela em muitas situações, em uma relação com o tipo de cara como o Nate, só se torna ainda mais simples de se manipular. Uma pessoa que se esconde em uma capa, mesmo que seja a de uma postura forte, significa que tem algo que precisa esconder, que não pode revelar, e é quando alguém revela essa capa que você se torna ainda mais vulnerável do que seria se nem ao menos tivesse se escondido.
Apesar de eu achar o discurso da Maddy sobre “Confiança é algo que você pode fingir até se tornar” fazer sentido, eu concordo com ele só em partes. A Maddy exala confiança e magnetismo, até mesmo por esse seus comportamentos tóxicos e ciumentos, ela passa uma ideia de controle e até um certo medo que gera respeito e desejo a quem está ao seu redor, no entanto, ela acredita nisso mesmo?
No fundo ela é extremamente apaixonada, fragilizada, gosta de brigar e faz ações sem pensar… Ela não tem controle sobre ela mesma, ela transmite mas em vários momentos se revela que ela não se ama de verdade. Ela ama amar intensamente, ama ser amada intensamente, mas isso não eleva sua autoafirmação. Nas vezes que ela traiu o Nate pode ser por essa necessidade que ela tem de se sentir amada, de sentir que é desejada, isso faz com que ela confunda o amor dos outros com o dela mesma.
Além disso, a amizade da Cassie e da Maddy foi também palco pra segunda temporada e pras redes sociais. Elas eram muito unidas e se ajudavam. Algo que não dá pra dizer é que a Maddy não era uma boa amiga, porque ela realmente era uma boa amiga. Apesar de ser uma pessoa que sempre fala de seu relacionamento e isso acabar sendo uma situação chata, é justificável já que realmente ela estava em uma situação muito complicada, e ao mesmo tempo, nunca deixou de apoiar uma amiga só por causa de seus próprios problemas, e nunca foi o tipo de amiga carente que buscava aprovação excessiva ou diminuía elas para se sentir superior.
No entanto, quando eu digo que ela quer se sentir amada, isso não quer dizer que ela aceita só o amor. Em uma cena ela diz que não consegue imaginar um momento da vida onde ela não iria mais brigar, que ela gostava desse tipo de sensação de adrenalina, e acho que isso tem toda a relação com seu relacionamento. Ela gosta do amor do Nate, sim, mas ela gosta ainda mais quando eles fazem joguinhos, quando ela tem que encontrar ele sozinho, quando ele tem que pedir desculpas pra ela ou confrontá-lo.
Isso também reafirma como ela gosta de se sentir no poder, de ver ele pedir perdão a ela, de sentir uma competitividade e depois ser amada em seus braços. É uma junção de temor e amor. Ela quer ser respeitada, sentir que está no controle, e ao mesmo tempo quer ser controlada, ser de alguém.
Resumidamente, a Maddy Perez que a gente mais vê, com frases famosas e edits lindas no tiktok é exatamente o tipo de imagem que ela quer exalar, mas a que a gente vê na série com mais detalhe é um lado mais profundo. Ela não está errada em tentar se proteger, ela se sente bem e consegue transmitir o tipo de mensagem que ela sempre quis, no entanto, existem as facetas desse tipo de comportamento. O estranho é ver como nas redes colocam ela em um pedestal, um exemplo a ser seguido sobre confiança, sendo que não é esse o tipo de mensagem que tínhamos que passar sobre ela, e sim alertar sobre o assunto ao qual ela sofreu, um abuso psicológico e físico terrível… e infelizmente, vemos mais pessoas atacando a Cassie e homens vangloriando o Nate, do que pessoas falando como uma amizade entre a Cassie e a Maddy terminou…
Simplesmente AMEI esse post! A forma como você enxerga além do gostar de um personagem e encara a intenção do autor ao trazer uma personagem complexa é incrível.
Assim que começou os edits sobre a Maddy, eu me perguntei onde estava a pauta que é levantada com o relacionamento tóxico e abusivo sendo trazida ao público; como se vissem a série e preferissem usar apenas aquilo que é confortável de julgar — "como a Maddy é poderosa, como a Cassie é uma péssima pessoa que merece o pior e como o Nate estava sendo mal interpretado pelo ator"... o foco nunca sendo aquilo que exige atenção.
Se você for trazer uma série de análises sensíveis e inteligentes, eu faço questão de reassistir a série para e lembrar de cada questão!